Conceito de Família no contexto do Programa.

Ao longo dos tempos o conceito de família vem mudando de acordo com os acontecimentos e interesses coletivos. Nesse início de século, essas alterações apontam para uma família com alto grau de complexidade.

No que diz respeito a estabilidade, percebemos que alguns problemas acentuam a crise em que a família brasileira se encontra: o alto índice de migrações, separações conjugais, dissolução de vínculos entre pais e filhos, ausência de jurisprudência nas relações, a ausência dos pais na relação cotidiana, a falta de equilíbrio financeiro.

No que diz respeito a composição da família o que percebe-se é que os arranjos internos já são referência em grande parte das comunidades familiares. Lares sem a presença dos pais e quando existem podem não ser biológicos, mães que sozinhas são responsáveis pela subsistência da família, avós que cuidam dos netos e parentes e agregados que se aliam as famílias e passam a fazer parte da mesma.

A Família desempenha um papel decisivo na formação da sociedade por meio da edificação dos valores morais e intelectuais.

É no espaço “família” que são absorvidos os valores éticos e humanitários e onde se aprofundam os laços de solidariedade. De acordo com a ONU – Organização da Nações Unidas, “Família é a gente com quem se conta”.
O grau de convivência entre as pessoas de uma sociedade familiar é traduzida pela capacidade com que as mesmas conciliam interesses de forma participativa em todos os níveis: nos problemas sociais, financeiros, relacionais e estruturais. Para tanto se faz necessário que algumas regras sejam respeitadas e algumas lições sejam aprendidas, como: Não agredir o semelhante, saber comunicar-se, saber interagir, decidir em grupo, se cuidar e cuidar dos outros, cuidar do lugar onde se vive e valorizar o saber social.

O exercício dessas práticas na convivência fortalece o compromisso e orienta o comportamento humano.

Para a Maçonaria, a família é o Núcleo da Sociedade e precisa ser respeitada e consolidada. Mesmo com tantas dificuldades, a família estando unida poderá lutar por seus interesses. Assim, garantindo os objetivos básicos estabelecidos pela ONU e cumprindo com o papel de contribuir para que todos os homens e mulheres tenham liberdade para lutar e garantir seus direitos e o cumprimento de seus deveres, igualdade nas condições de acesso e que a fraternidade seja ponto relevante de partida para a tomada de decisões coletivas, o Programa de Integração e Valorização Familiar, propõe que todas as ações estejam em consonância com os princípios bases da Maçonaria e que possamos contribuir por um mundo melhor.

Nenhum comentário: