Diretrizes Gerais para Formulação e Execução das Ações

Na era do conhecimento, no qual a sociedade vive atualmente, a palavra chave é a conectividade. Pessoas, projetos, ações e idéias interagem entre si, criando a cada momento uma forma diferente e apropriada de trabalhar. Entretanto um fator importante dessa conectividade é o reconhecimento de que nenhum projeto ou mesmo instituição sozinha é capaz de solucionar todos os problemas existentes.

Nessa perspectiva, o Grande Oriente do Brasil está interligado com a principais ações locais e globais que buscam a construção de um mundo socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto.
Hoje em dia, as principais ações mundiais na área social estão diretamente ligadas ao cumprimento das metas definidas nos 8 objetivos do milênio – que são os 8 jeitos de mudar o mundo, instituídos pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Dessa forma, o GOB – Grande Oriente do Brasil vincula suas ações e seus projetos a essas metas, respeitando as especificidades, necessidades e potencialidades de cada comunidade (território) onde a loja atua, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A seguir são apresentadas as formas como cada Loja pode fazer parte desse programa, atuando e contribuindo para mudar o mundo.


1 – Contribuir para acabar com a pobreza e a fome:

O direito a vida digna é um direito de todos. A Maçonaria pode contribuir para romper com este ciclo vicioso da fome e da pobreza em seu sentido mais amplo, ou seja, não se restringindo somente ao econômico, mas sim incluindo a falta de acesso a bens, serviços, oportunidades e informação. Quando a loja desenvolver, sob responsabilidade conjunta (irmãos, cunhadas e jovens) ações que:

· Promove ações de qualificação de jovens e assegura que os mesmos tenham acesso a tecnologia e a formação para gerenciamento de negócios, por meio de espaços e projetos de formação humana e profissional (curso de computação, formação tecnológica, gestão de negócios e formação humana, etc).

· Apóia a economia de subsistência: quando promove ou apóia a exposição e comercialização de produtos desenvolvidos por projetos sociais ou por meio de ações empreendedoras (feiras, exposições, representações, etc).

· Apóia a economia formal titulada: orienta, assessora e monitora ações, com o objetivo de estruturar e legalizar o modelo de organização empresarial de jovens, facilitando o acesso a financiamentos, novas tecnologias e mercados sustentáveis.

· Direciona seus esforços para de alguma forma inibir e erradicar o trabalho infantil -crianças até 14 anos de idade (ações sócio-educativas – oficinas pós escola, etc).

· Desenvolve ações de identificação, orientação e encaminhamento à rede de serviços de proteção para casos de violência contra crianças e adolescentes (fóruns, palestras, estudos de caso e orientação de encaminhamento para órgãos de proteção).

· Informa e promove ações que proporcionem condições de acesso a rede de serviços de proteção oferecida (fóruns, conselhos tutelares, hospitais, escolas, instituição de defesa de direitos, etc)

· Informe e promove oficinas sobre métodos de prevenção de gravidez precoce e planejamento familiar, como forma de quebra do ciclo da pobreza.

2- Contribui para proporcionar educação básica de qualidade para todos.
Educação de qualidade é um direito de todos. A Maçonaria pode contribuir para com a qualidade da educação infantil, quando:



· Promove acesso a educação de qualidade para crianças e jovens em espaços de educação formal e não formal (atividades sócio-educativas, atividades auxiliares a escola, escolas de qualidade para crianças e adolescentes em situação de pobreza, etc).

· Reorganiza espaços e ambientes escolares, visando à valorização da identidade cultural, estimulando a criatividade, as potencialidades e habilidades de crianças e adolescentes e promove a construção, reforma ou reorganização de creches, instituições sociais, b bibliotecas, brinquedotecas, parques, etc).

· Contribui na organização de rotinas pedagógicas, de forma a garantir a autonomia progressiva das crianças e adolescentes de escolas de educação Formal ou Instituições de educação não formal ( por meio de apoio na construção de propostas pedagógicas, auxílio na organização de escolas e instituições sociais, etc).

· Promove ações e ou projetos que garantem informação ou formação de estudantes sobre os múltiplos fatores da vida saudável, como forma de garantia de direitos (caminhadas, corridas, passeios culturais e de lazer, etc).

· Promove oficinas lúdicas (arte, cultura, lazer, brinquedotecas, bibliotecas) para estimular a criatividade, as potencialidades e as habilidades de crianças e adolescentes.

· Promove cursos de formação em Tecnologia, possibilitando orientação e acesso ao uso das ferramentas da informática e de outros instrumentos de linguagem digital ( cursos de computação, sala de vídeo, cinema comunitário, etc)

· Promove espaços de formação política (palestras sobre: cidadania, defesa do consumidor, direita e deveres, saúde, etc).

3 – Contribui para proporcionar um ambiente de igualdade entre os sexos e a valorização da mulher.

Todos têm direitos iguais, independentes de gênero, raça, credo e partido político dentre outros. A Maçonaria embasa suas ações na lógica da valorização dos vínculos familiares e comunitários, considerando o contexto sócio-histórico, quando:

· Promove espaços que proporcionem produções artísticas da comunidade (crianças, jovens, homens, mulheres e idosos) e fortaleçam as discussões sobre as diferentes manifestações culturais (teatro, música, dança, arte, etc).


· Desenvolve ações de resgate da cultura popular por meio de eventos como: semana da cultura negra, semana do respeito indígena, semana de arte, dia da mulher etc.

· Promove momentos de integração entre famílias da comunidade (palestras, festas juninas, natal, carnaval, etc).

· Oportuniza a participação das mulheres em espaços e eventos comuns (festas, palestras, eventos, etc).

· Ações que proporcionam a Profissionalização e a autonomia da mulher (economia familiar, cursos de geração de renda, formação empreendedora, etc).

4- Contribui com a redução da mortalidade infantil.

Toda criança tem direito à vida e ao desenvolvimento saudável e harmonioso. Nessa área, a Maçonaria pode contribuir para tornar o mundo melhor, quando:

· Promove ações preventivas, de identificação e atendimento e/ou encaminhamento a rede de saúde pessoas da comunidade para garantir o acesso aos direitos básicos (ajuda e encaminhamento para: exames, atendimento hospitalar, etc).

· Promove a disseminação do incentivo ao aleitamento materno (palestras, confecção e distribuição de cartilhas, folhetos, panfletos, folders, etc).

· Potencializa ações e/ou projetos que oportunizam o atendimento e os cuidados a mulher mãe adolescente ou jovem grávida (palestras sobre gravidez precoce, pré natal, responsabilidade materna, etc).

5- Contribui para a melhoria da saúde materna.

A saúde é direito de todas as mulheres. A Maçonaria pode participa e promover ação social, quando:

· Promove ou incentiva ações de orientação e capacitação sobre o parto humanizado (palestras, estudos, pesquisas, oficinas, workshops, etc).

· Dissemina políticas públicas de atendimento humanizado a recém nascidos na rede de atendimento (apoio técnico, operacional e financeiro, etc)

· Orienta ou apóia ações que orientam às mulheres e aos familiares sobre a importância do aleitamento materno, da vacinação de crianças e cuidados com a saúde (promoção de ações globais, cursos, palestras, oficinas, etc).

· Orienta e promove oficinas sobre planejamento familiar, puericultura e métodos de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS.

6- Contribui para o combate às doenças epidêmicas.

A saúde é um direito de todos e dever da sociedade e do estado. A Maçonaria pode contribuir para garantir esse fim, quando:

· Promove atividades esportivas e de saúde, oportunizando espaços de lazer e qualidade de vida (campeonatos esportivos, apoio a construção e organização de campos de futebol, piscinas, quadras poliesportivas, etc.)

· Realiza ações que proporcionam condições de mudança de atitudes em relação a saúde individual e coletiva da comunidade (palestras sobre deveres do cidadão, atitudes que comprometem a saúde, primeiros socorros, campanhas de combate a epidemias, etc).

· Realiza ações e projetos que discutam e promovam os cuidados em relação, as drogas, doenças sexualmente transmissíveis, etc.

· Oportunizam condições de acesso ou promove ações de incentivo ao tratamento em saúde bucal (palestras, eventos de aplicação de flúor bucal, campanhas de cuidados bucais, etc).

· Dissemina práticas de atendimento humanizado para infectados em hospitais públicos e oferece apoio jurídico e informativo.

· Contribui para que o acesso de deficientes seja respeitado em todas as instância da sociedade.

7- Contribui para a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A Maçonaria pode se envolver e contribuir com esse objetivo, quando:

· Desenvolve ou apóia ações que proporcionam o fortalecimento de uma vivência de paz (campanhas e a paz, não violência, combate ao tráfico de drogas, trabalho infantil, etc).

· Oportuniza ou apóia eventos ou ações de promoção ao meio ambiente (Carta de atenção a Amazônia, promoção de respeito a serra do mar e reservas ambientais, combate a poluição, engajamento em campanhas de preservação de animais em processo de extinção, etc).

· Cria espaços ou potencializa discussões sobre o meio ambiente (palestras, conferências, fóruns, mesas redondas de discussão em universidades e escolas, etc)

· Realiza ou apóia ações de educação ambiental junto as comunidades onde se localizam as Lojas, com base no resgate dos comportamentos, atitudes de consciência coletiva digna e respeitável (passeatas, eventos lúdicos – festas, brincadeiras, etc).

8- Contribui para que o desenvolvimento local e global por meio de parcerias.

Todos têm direitos a participação. A Maçonaria pode participar desse objetivo, quando:

· Mobiliza e articula os indivíduos, as comunidades, a sociedade civil organizada, o poder público e ou as empresas em prol do desenvolvimento de uma localidade (constituição de fóruns de discussão, conferências, reuniões, discussões, e apoio a organismos de atenção ao desenvolvimento local sustentado).

· Identifica entidades comunitárias e busca oferecer apoio na realização de suas ações.

· Oportuniza a participação de todos no exercício da cidadania (abrem condições de acesso e participação da comunidade nas ações locais).

· Oportunizam espaços onde os jovens se tornam multiplicadores de um conhecimento adquirido (formação de jovens multiplicadores, criação de espaços de construção de conhecimento e disseminação de informação e formação, etc).

· Promove ou apóia o oferecimento de cursos de formação política nas comunidades.

· Oportuniza a visibilidade das ações executadas por irmãos ou lojas, na expectativa de que sirva de exemplo para outras lojas ou indivíduos (promove criação de instrumentos de comunicação e informativos sobre resultados de sucesso, etc).

· Promove ações que garantem o engajamento social das famílias em espaços comunitários.

· Apóia a economia sustentável, por meio de promoção, preparação, facilitação de escoamento de produtos confeccionados nas comunidades apoiadas.

· Abre para a comunidade em geral a participação nas ações paramaçônicas.

Nenhum comentário: