MARCO INSTITUCIONAL

A Maçonaria foi instituída no Brasil em 1797 com a Loja Cavaleiros da Luz, criada na povoação da Barra, em Salvador, Bahia, e ainda com a Loja União, em 1800, sucedida pela Loja Reunião em 1802, no Rio de Janeiro e só em 1822, quando a campanha pela independência do Brasil se tornava mais intensa, é que iria ser criada sua primeira Obediência, com Jurisdição nacional, exatamente com a incumbência de levar a cabo processo de emancipação política do país, o que acontece até os dias atuais.
Presente em Brasília - capital do país, desde 1960 - onde se instalou em 1978, o Grande Oriente do Brasil tem, hoje, um patrimônio considerável, e em diversos Estados, além do Rio de Janeiro, e na Capital Federal, onde sua sede ocupa um edifício com 7.800 metros quadrados de área construída.


Com aproximadamente 2.400 Lojas, cerca de 66.000 obreiros ativos , reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é, hoje, a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecida como regular e legítima pela Grande Loja Unida da Inglaterra, de acordo com os termos do Tratado de 1935.
Ao longo de sua história a maçonaria criou estratégias para o desenvolvimento da sua obra social. A criação da Fraternidade Feminina instituída pela constituição do GOB em 1967 é uma delas. Ela é uma associação paramaçônica, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma Loja Maçônica da Federação e conta com o apoio da Diretoria Nacional, das Diretorias Estaduais e os Grão-Mestres Estaduais que oferecem todo o apoio necessário ao desenvolvimento de suas ações. Entendem que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres.
E, em 1983, investe na juventude, ao criar a sua máxima obra social; a Ação Paramaçônica Juvenil, de âmbito nacional, destinada ao aperfeiçoamento físico e intelectual dos jovens - de ambos os sexos, filhos ou não filhos de maçons.
Esses são instrumentos de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.

Nenhum comentário: